Header Ads

Image and video hosting by TinyPic

Batalhão Ambiental Captura Jiboia de 20kg no no Jardim Botânico, Lago Sul/DF


Uma Jiboia (Boidae) de aproximadamente 1,5 metro foi capturada na tarde deste domingo 29/01, no Jardim Botânico, Lago Sul/DF. Após a captura a cobra foi solta imediatamente numa reserva nativa. Os policiais foram acionados por moradores do condomínio de luxo, que fica localizado próximo ao lago, e conseguiram fazer captura em 15 minutos. A cobra foi resgatada sem nenhum ferimento. De acordo com o sargento Nivaldo, do BPMA, “ela estava atrás de comida, já que o morador do condomínio criava patos”.

Após a captura, a cobra foi colocada em um caixote de plástico e transportada até uma pequena reserva de mata próxima ao Jardim Botânico, onde foi solta na natureza.
Apesar de não ser uma cobra peçonhenta (venenosa), o policial orienta para não manipular o animal, pois pode ocorrer acidentes. A recomendação é acionar o Batalhão Ambiental da Polícia Militar através do telefone 190.

Em 2016, o Batalhão Ambiental resgatou 273 cobras e fez três apreensões (quando há crime como transporte ilegal ou venda).

Espécie

A Jiboia, cientificamente chamada de Boidae, pode chegar a um tamanho de 2 a 4 metros quando adulta, raramente chegando a este tamanho máximo. No Brasil, ela é a segunda maior cobra, perdendo apenas para a sucuri, e pode ser encontrada em diversos locais, como na Mata Atlântica, restingas, mangues, no Cerrado, na Caatinga e na Floresta Amazônica.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.